Hélio Contabilidade

Notícias

A Lógica e o Saber Contábil

Vários são os fatores que impulsionaram as Ciências Contábeis nesse caminho.

Autor: Maria do Rosário de OliveiraFonte: Tribuna do Norte

Uma característica do processo evolutivo das ciências, principalmente quando ele atinge um patamar mais alto, é que as suas ações criativas, seus estudos e pesquisas, assumem uma postura de exclusão de ações aleatórias, quaisquer que sejam elas. Por isso é que a lógica contábil está, cada vez mais, se direcionando para o aprimoramento das suas assertivas, de suas proposições, criando áreas de especialização em que a atuação do profissional contábil é indispensável.

Vários são os fatores que impulsionaram as Ciências Contábeis nesse caminho. Em primeiro lugar, o extraordinário crescimento e a internacionalização dos negócios, que nos tempos atuais desconhecem as fronteiras, trouxe para o convívio de cada povo as experiências e o comportamento das outras nações, inclusive em termos de registro de atos e fatos das empresas, a análise econômica, gestão de empreendimento, controladoria, auditoria e perícia contábeis. Negócios iguais exigem registros, análise, gestão, controle e auditoria também iguais. Daí surgiram as ações nacionais que visam a uniformização de um parâmetro contábil internacional que atendam as necessidades globais, sem desprezar as peculiaridades de cada região, de cada país. Em um mundo globalizado, a linguagem contábil deve ser entendida e exercida por todos os povos - não como imposição, mais como convergência da lógica científica.

Tomislav Femenick é um profissional de Auditoria Contábil com larga experiência, inclusive gerenciando e/ou supervisionando trabalhos executados no exterior, além de professor da matéria. Seus "papers" e livros nas áreas de estoque têm sido usados como base para diversas dissertações de mestrados e teses de doutorado em Ciências Contábeis, Economia e Administração, em universidades de quase todos os estados do país, o que comprova a seriedade com que elabora sua obra acadêmica.

"Controladoria e Auditoria de Estoques", o seu novo livro, é mais um passo nessa direção, e pode ser tido como um aperfeiçoamento e atualização de seus estudos anteriores. Alguns capítulos - tais como Considerações sobre a rubrica estoques, A Contabililzação dos Estoques em ambiente de mercado globalizado, Normas internacionais de contabilização de estoques, Princípios e técnicas usados na contagem de estoques, Sincronismo temporal nas verificações  dos estoques, com o uso do "cut-off", Princípios e técnicas usados na contagem de estoques e Ajustes por redução de valor ou perdas em estoques - têm uma aborgadem quase que eminentemente gerencial, de Controladoria. Enquanto isso, outros - entre eles O planejamento da auditoria, Considerações gerais sobre a auditoria de estoques, Participação do auditor na elaboração do projeto e na realização do inventário, Responsabilidade do auditor no levantamento dos estoques, Auditoria rotativa dos estoques (contagem cíclica) e Auditoria e a evidência do valor realizável líquido dos estoques - se concentram na atividade de auditoria. Todavia, em todos eles há um benfazejo entrelaçamento, em que Controladoria e Auditoria se encontram, no intuito de otimizar o profisão contabíl.

Um aspecto que não poderia deixar de abordar é a tecnica e a forma de exposição usada pelo autor. Além de extremamente cuidadoso com as suas pesquisas (contemplou todas as atualizações legais e normativas), seu texto é de leitura perfeitamente compreensível até para os profissionais de outras áreas. Aliás, se costuma dizer que ele escreve fácil sobre temas dificeis. O professor Hilário Franco - com quem Tomislav trabalhou na diretoria do grupo de auditores Deloitte/Revisora Nacional - costumava dizer que sua escrita é "concisa, direta, sem acessórios, porém completa". É assim que vejo este livro: completo na abordagem dos assuntos necessários à compreensão do tema, coeso na abrangência, enxuto na forma de explanação e tudo isso com uma linguagem que atrai o leitor e que espelha sua experiência de jornalista desde os treze anos de idade.

Por todas essas peculiaridades, o livro "Controladoria e Auditoria de Estoques" é de inigualável utilidade tanto para os profissionais de Auditoria e gestão empresarial, como para os professores e alunos dessas matérias. Os profissionais para que eles confirmem ou alterem seus procedimentos; os professores para que eles ratifiquem ou retifiquem seu entendimento e pratica de ensino; os alunos para que eles aprendam métodos corretos de tratamento de um dos itens mais importantes do ativo das empresas: os estoques. Mais uma vez temos constatada a importância deste novo livro do mestre Tomislav R. Femenick.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar