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Marketing digital e presença nas redes sociais: entenda como essas estratégias ajudam os negócios

Sigla AIDA, criação de personas e anúncios personalizados: conheça alguns dos processos que facilitam sua entrada no marketing digital

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Com o avanço da tecnologia e com a criação da internet, surgiram novas formas de se relacionar, de conversar e até de fazer comércio. Isso porque, com a cada vez mais crescente utilização das redes sociais, o mundo virtual se tornou um cenário potencializador de vendas. As redes permitem agilidade, o que ocasiona uma comunicação mais direta entre consumidores e comerciantes.

Redes como Facebook, Instagram e WhatsApp são essenciais para empresas que trabalham com o e-commerce, visto que, fazendo o uso assertivo, colaboram para a visibilidade e expansão do negócio. Por meio delas, você consegue produzir um conteúdo direcionado às preferências de seu público e adequar seus horários de postagem e de atendimento de acordo com ele. Tudo isso exige muito planejamento para conseguir resultados positivos, e, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar:

Conheça seu público

Uma das etapas mais importantes da preparação de sua estratégia é conhecer e definir seu público-alvo, uma vez que é a partir dele que você vai pensar em seus próximos passos para atingir tal clientela. Conhecer os hábitos de consumo e as preferências de seu cliente é a base e o guia do marketing digital, e, por isso, temos uma recomendação importantíssima que é criar uma persona.

A persona é a representação fictícia do cliente ideal, só que de forma mais humana e personalizada. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes, como motivações, objetivos e preocupações. Assim, para a criação da persona, é interessante você pesquisar com o que seus consumidores trabalham, o que fazem durante o dia e quais suas necessidades de consumo.

Aplique o processo AIDA

Sigla cada vez mais conhecida, AIDA significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e é pensada na fase de planejamento da jornada de compra do consumidor.

- Atenção: É a fase que foca em ganhar o visitante “à 1ª vista”, isto é, em fazê-lo perceber a publicação. Aqui é importante pensar nas cores, fontes e designs que irão ser utilizados na capa do post, pois é assim que você terá mais chances de chamar a atenção do cliente.

- Interesse: Etapa em que é necessário despertar o interesse no visitante e fazê-lo notar que seu negócio tem algo a lhe oferecer e que traz vantagens. É nessa fase que o leitor entra no conteúdo para ver se vale a pena.

- Desejo: Nesta etapa, o visitante analisa mais a fundo as informações, para avaliar se, de fato, o negócio compensa e se atende às suas necessidades pessoais. Comentários e depoimentos de clientes e formas de garantia são comuns nessa fase.

- Ação: Nesta etapa, seu único papel é facilitar a decisão do consumidor e investir em estímulos que proporcionem isso. Sensos de urgência como “apenas hoje” ou “oferta única” são grandes aliados dessa estratégia.

Invista em anúncios

Anúncios personalizados são uma ótima maneira de impulsionar o alcance da publicação e fazer com que ela chegue às pessoas que têm interesse no produto ou serviço que você oferece. Assim, torna-se mais fácil conseguir clientes e realizar vendas.

Essas são algumas recomendações sobre como otimizar o uso das redes sociais em seu negócio: é interessante notar como elas se tornaram ferramentas poderosas de divulgação e reconhecimento da marca, além de facilitar a aproximação dos clientes com a empresa. O mundo digital se expandiu tanto no ramo do comércio que, atualmente, existe até o ponto online, que permite um sistema de controle de ponto mais econômico.

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