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Nova gestão educacional com qualidade para o continuísmo dessa atividade

As mudanças que acontecem no mundo motivadas pelas adversidades, desafios, evolução meteórica da Inteligência Artificial, BRICS PLUS, afetam a Gestão Educacional em caso de INOBSERVÂNCIA desses fatos.

Autor: Levy da Costa e Elenito Elia da Costa

INTRODUÇÃO

A nova Gestão Educacional com Qualidade, deve mobilizar os investidores (alunos e responsáveis), gestores educacionais, coordenadores, professores, exigindo um UP GRADE qualitativo no PDI e no Plano de Marketing, da entidade educacional, para a adesão a uma Educação com Qualidade, devendo conter:

  1. Novas Habilidades;
  2. Novas Competências;
  3. Novos Eixos Práticos;
  4. Aprendizagem de novos Idiomas;
  5. Vivenciar em todas as disciplinas a Inteligência Artificial;
  6. Elevar o background e a Networking junto à comunidade e alunos.

Devemos entender que a MUDANÇA é uma constante, e o continuísmo dessa atividade, depende de um novo PDCA, com análise SWOT, que identifique os pontos fracos e fortes, para a inserção das melhorias, que devem mobilizar os agentes acima citados.

O RISCO é um fato considerável, em caso de inobservância aos fatos elencados nesse artigo, já que estamos diante de INOVAÇÕES e não podemos continuar com a aplicação da educação jurássica, que em nada contribui para a formação do educandos, haja vista que o mundo de nossa convivência está completamente diferente do passado, e a tendência é esse cenário se elevar ainda mais, com a Computação Quântica, que nos avizinha, e a Nova Ordem em Transformação.

UP GRADE QUALITATIVO.

A sobrevivência dessa atividade econômica, focada na educação com qualidade, depende exclusivamente dos investidores, gestores educacionais, coordenadores educacionais e de professores(as), TODOS, sem exceção, devem trilhar a aplicação de novos fatores que devem nortear e elevar o CONHECIMENTO na formação do educando.

É completamente anacrônico, o educando passar de quatro a oito horas, em uma educação jurássica, se grande parte de sua vida, vivencia a inteligência artificial, no seu smarthphone, Iphone, Table, Kindler, TV, Computador, Notebook, ou similar.

O educando pode reagir de forma diferenciada, podendo até mesmo elevar as ausências em sala de aula, ou cabular, já que ele precisa de desafios que o façam se adequar ao mundo moderno.

As Teorias citadas abaixo, hão de comprovar os fatos que nos levem a proceder a mudança, diante das inovações, quais sejam:

  1. Teoria da Evolução das Espécies (Charles Darwin)
  2. Teoria da Relatividade (Albert Einstein)
  3. Teoria da Proporção Definida (Lei de Prust)
  4. Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)

Compreendemos perfeitamente a resistência de alguns em não proceder essa mudança, assim como acreditamos que esses hão de perecer, conjuntamente com a gestão, e diante dessa limitação, poderá eclodir fatos indesejáveis, inclusive perca de matrículas, pois a informação (boa ou má) tem uma velocidade inesperada.

CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO

Acreditamos que o Corpo Docente e Discente, precisam receber uma capacitação através de um treinamento, que possa adequar todos os elementos implicados na atividade educacional.

Entendemos perfeitamente que alguns gestores educacionais, vajam aos grandes centros, para receber adendos qualitativos para melhorar a sua gestão, o grande problema é que, quando retorna e ele mede e quantifica seus recursos, observar que tais alterações exigem melhor e maior processo decisório, e releva a sua aplicabilidade, nesse caso, só lembramos que o TEMPO é irreversível, e poderá agravar ainda mais o RISCO de sua gestão em caso de INOBSERVÂNCIA.

Ressaltamos que se iniciarmos o segundo semestre letivo do ano em curso, com o início dos procedimento de adequação na busca de uma educação com qualidade, poderemos ter um cenário positivo no próximo ano, já que muitos outros estabelecimentos estão assim procedendo.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Como pesquisadores e escritores, pedimos a inteligência artificial, que nos ajudasse na difusão e justificativa do procedimento de mudança, que deve afetar seriamente todos aqueles envolvidas no exercício dessa atividade, inclusive o Investidor (aluno/ responsável).

“A nova educação com qualidade utilizando a inteligência artificial (IA) envolve diversas estratégias e ferramentas que melhoram a eficiência, personalização e acessibilidade do processo educacional. A seguir, estão detalhadas algumas das principais aplicações e benefícios da IA na educação:

Aplicações da IA na Educação

1. Personalização do Aprendizado:

· A IA permite que o sistema "vaja conhecendo" o estudante e recomende conteúdos e atividades alinhados a seu perfil, características e dificuldades. Isso leva em consideração as escolhas e trajetórias de pessoas próximas ao seu perfil que obtiveram melhor desempenho, resultando em um aprimoramento contínuo da experiência de aprendizagem.

2. Chatbots e Assistentes Virtuais:

· Chatbots interativos podem ser estratégicos para tirar dúvidas e manter o lead engajado. Eles também podem direcionar o melhor atendimento ao lead, atuando estrategicamente para conduzi-lo para o fluxo de qualificação da IE. Além disso, podem ser incorporados dentro do portal do aluno para sanar dúvidas.

3. Aprendizagem Assistida por IA:

· Plataformas educacionais baseadas em IA oferecem ferramentas poderosas para auxiliar tanto estudantes quanto educadores. Chatbots e assistentes virtuais permitem que os alunos tirem dúvidas a qualquer hora, recebam feedback imediato sobre exercícios e projetos, e recebam orientações personalizadas para o desenvolvimento acadêmico. Isso libera os professores de tarefas mecânicas e permite que eles atendam melhor às necessidades individuais dos alunos.

4. Gestão Educacional:

· A IA é capaz de coletar, cruzar e interpretar um grande volume de dados, analisando o desempenho dos estudantes em exames internos e externos. Ela também pode identificar os conteúdos que eles dominam e eventuais gaps em sua aprendizagem. Isso facilita a análise e identificação de áreas que precisam de atenção para melhorar os resultados dos alunos.

5. Gamificação e Aprendizagem Infantil:

· A IA está sendo usada para alimentar jogos interativos que ensinam habilidades acadêmicas básicas e personalizadas desde a primeira idade. Esses jogos podem ser estratégicos para aprimorar o aprendizado de crianças, especialmente nas áreas de matemática e leitura.

Benefícios da IA na Educação

1. Aprimoramento do Aprendizado:

· A IA permite que o conteúdo seja adaptado de acordo com as necessidades individuais dos alunos, proporcionando um aprendizado mais significativo e aumentando a motivação dos estudantes. Isso resulta em um melhor desempenho acadêmico.

2. Superação de Barreiras:

· A educação com auxílio da IA também é uma oportunidade para superar barreiras geográficas e socioeconômicas. Plataformas de aprendizagem online são excelentes ferramentas educacionais que podem ser acessadas de qualquer lugar, facilitando o acesso à educação para pessoas em áreas remotas ou com restrições financeiras.

3. Melhoria da Gestão:

· A IA facilita a gestão escolar, permitindo que os gestores analisem o desempenho dos estudantes de forma rápida e eficiente. Isso permite que eles identifiquem onde a instituição precisa concentrar seus esforços para melhorar os resultados dos alunos.

4. Inclusão e Acessibilidade:

· A IA pode ajudar a identificar problemas precocemente, como dislexia ou autismo, e oferecer estratégias de aprendizagem mais adequadas. Isso promove uma educação mais inclusiva e acessível, garantindo que todos os alunos possam aprender de forma eficaz.

Tendências Futuras

· Integração da IA na Educação:

· O Consenso de Pequim sobre Inteligência Artificial e Educação, publicado pela UNESCO, destaca a importância da integração da IA na educação para enfrentar os desafios de aprendizagem em vários aspectos. Isso inclui planejar políticas educacionais para aproveitar ao máximo a IA, elaborar novos modelos educacionais que integrem a IA, capacitar os professores e preparar a próxima geração de profissionais para a era da IA.

· Uso Ético e Transparente:

· A UNESCO também enfatiza a necessidade de promover o uso equitativo e inclusivo da IA, removendo barreiras de deficiência, status social ou econômico, origem étnica ou cultural, ou localização geográfica. Isso inclui garantir o uso ético, transparente e verificável dos dados educacionais.

Em resumo, a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que pode transformar a educação, melhorando a eficiência, personalização e acessibilidade do processo educacional. Sua aplicação em diversas áreas, como personalização do aprendizado, gestão educacional, Gamificação e inclusão, tem o potencial de criar uma nova era na educação, mais inclusiva e eficaz.”

(PERPLEXITY AI)

CONCLUSÃO

Entendemos perfeitamente a resistência, já que toda mudança depende de uma visão futurística e holística do todo, e acreditamos que isso deve gerar um “Choque de Futuro” nos conservadores, mas devemos compreender que qualquer processo de mudança sistêmica, exige aclimatação e aceitação daqueles que desejam sobreviver junto a essa atividade.

Respeitamos todos aqueles que não compactuam com esses escritos, mas devemos avaliar e acompanhar essa evolução que acreditamos, mais dias ou menos dias, hão de se posicionar.

Sei que muitos estão indecisos, pois a mudança implica em aplicação de recursos financeiros, material e pessoal, e sabemos exatamente dessas limitações, mas o FUTURO que hoje é presente, exige essa transformação.

Vejamos se o homem é um produto de meio, devemos pelo menos fazer essa reflexão, e ainda acreditamos que os mentores educacionais, tem a sua importância ideológica, mas devemos considerar os fatos evolutivos.

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