Com o avanço do envelhecimento da população brasileira, negócios voltados para atender as necessidades da terceira idade estão se tornando cada vez mais promissores. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com 60 anos ou mais passou de 15,2 milhões para 33 milhões de pessoas em pouco mais de 20 anos.
Para Fábio Thomé Alves, CEO da 3i Residencial Sênior, referência em atendimento humanizado e residenciais sênior para idosos lúcidos e não lúcidos, o mercado está atraindo empreendedores devido à crescente demanda por serviços especializados para esse público. A tendência se reflete no setor de saúde, beleza e bem-estar, que, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), teve um crescimento de 16,5% em 2024.
“Empreender no segmento de cuidados com a terceira idade não exige necessariamente uma formação na área da saúde, mas requer um profundo compromisso com o bem-estar dos idosos. O foco principal deve ser oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, pois a terceira idade é uma fase delicada tanto para os próprios idosos quanto para seus familiares. A responsabilidade de lidar com vidas exige dedicação e empatia, tornando essencial que o empreendedor esteja ativamente presente em sua empresa, garantindo que cada detalhe do atendimento seja feito com cuidado e respeito. Ao abraçar essa missão, você estará proporcionando mais do que serviços: estará criando um ambiente seguro e acolhedor para todos os envolvidos”, aconselha o CEO.
Já existem no Brasil cerca de 7 mil Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), oferecendo serviços essenciais para a qualidade de vida da terceira idade, conforme dados da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI. A 3i Residencial Sênior é um exemplo de espaço dedicado a esse público que se diferencia por sua seriedade e compromisso com a terceira idade, para se tornar um franqueado o investimento inicial é a partir de R$ 320 mil, com faturamento médio mensal de R$ 100 mil e prazo de retorno de 24 a 36 meses. Ainda, para investidores que desejam ingressar nesse mercado com um propósito social e econômico tão relevante, Fábio preparou algumas dicas estratégicas para ajudar a enfrentar os desafios iniciais e garantir o sucesso no ramo, confira:
• Entenda as necessidades dos seus residentes
É fundamental decidir o público-alvo ao empreender no cuidado com idosos, especialmente no que se refere à estrutura e serviços oferecidos. Por exemplo, é importante determinar se a empresa atenderá tanto idosos lúcidos quanto não lúcidos. Mesmo aqueles que mantêm a lucidez podem enfrentar desafios que exigem cuidados essenciais, como a perda de mobilidade ou o diagnóstico de condições como Alzheimer. Embora ainda possam estar mentalmente alertas, esses idosos podem precisar de suporte especializado para realizar atividades diárias. Portanto, é essencial estar preparado para lidar com uma variedade de necessidades e garantir que a estrutura do serviço seja adequada para todos os casos, com a devida atenção a cada situação.
• Desenvolva expertise sobre o assunto
Principalmente para quem não tem familiaridade com a área da saúde, é essencial buscar afinidade com o tema, compreendendo as complexidades do mercado, incluindo regulamentações, padrões éticos e melhores práticas. Quanto mais o empreendedor se aprofundar no conhecimento sobre o setor, mais eficiente será na gestão e operação de sua empresa. Investir em aprendizado vai além da pesquisa online; participar de conferências e eventos do setor é uma excelente forma de adquirir informações valiosas e estabelecer uma rede de contatos com profissionais experientes. Esses contatos podem se tornar parceiros estratégicos, oferecendo dicas importantes e oportunidades de colaboração, essenciais para o crescimento do negócio.
• Tenha um negócio íntegro e regulamentado
Acima de tudo, cumpra as normas de fiscalização para garantir o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Uma empresa bem-sucedida não se preocupa apenas com o bem-estar dos residentes, mas também com o de seus funcionários. Por isso, é fundamental manter toda a documentação em dia e seguir todas as exigências legais, como as da Vigilância Sanitária e outros órgãos reguladores locais. Além disso, o cumprimento das obrigações fiscais, como o pagamento de impostos e taxas, é essencial para manter a conformidade e evitar complicações jurídicas, garantindo a operação segura e legal da empresa a longo prazo.
Sobre a 3i Residencial Sênior
A 3i Residencial Sênior, criada pelo empresário Fábio Thomé Alves, em Campinas/SP no ano de 2010, é referência em atendimento humanizado e residenciais sênior para idosos lúcidos e não-lúcidos, focado nas necessidades de cada um. A rede também atua nas frentes: Home Care, Centro Dia e vendas de serviços adicionais à necessidade de cada idoso. A marca projeta sua expansão nacional através do franchising e já soma oito unidades entre abertas e em implantação por São Paulo e Recife. Para 2025, estima-se um faturamento de R$ 10 milhões.