Reconhecer e respeitar as diferenças individuais de cada pessoa é dever de todo empresário, já que o sucesso ou o fracasso das vendas estão diretamente ligados à relação entre o consumidor e a empresa. Desta forma, conquistar a confiança e não invadir a privacidade de seus clientes é um passo importante para conquistá-los e mantê-los.
Entre as estratégias adotadas pelas empresas, o uso de email marketing tem sido muito usado por aquelas que, através da internet querem divulgar seus produtos e serviços. Mas é preciso ficar atento à maneira como o email é disseminado entre os potenciais clientes.
O diretor da Central Mailing List, Marcos Alex Rodrigues, aconselha àqueles que utilizam ou pretendam utilizar as estratégias de disparo de email marketing, que o façam de uma forma adequada. De outra forma, corre o risco de ficar conhecido como uma fonte de informações duplicadas ou que não sabe o perfil de cada cliente, disparando email com informações irrelevantes ou inadequadas.
Muitas empresas se dedicam em conquistar o consumidor de uma forma “exclusiva” ao disparar um email em massa, mas para atingir o seu público alvo é preciso ter cuidado. O responsável por esta ação precisa conhecer o seu público para que a comunicação não seja prejudicada e a empresa acabe se tornando alvo de críticas.
Sobre estas críticas, leia também: Consumidor transforma redes sociais em novo "balcão de reclamações"
A Central Mailing List listou algumas dicas importantes que precisam ser aplicadas quando o assunto se trata de email marketing e o consumidor:
- Conheça seu público alvo - procure saber quais são as expectativas dele perante a empresa;
- Separe os clientes - não apenas pelo perfil demográfico (idade, sexo, classe social), mas também pelo perfil psicográfico (gostos, aspiração social);
- Cuide do conteúdo - tenha certeza se ele será útil ou de interesse do grupo para o qual pretende remetê-lo;
- Opt Out - Respeite as solicitações de descadastramento de suas listas;
- Cumpra o que promete - manchetes falsas fazem com que o consumidor não acredite no serviço ou produto oferecido pela empresa;
- Seja objetivo - Quando o email disponibilizar algum link, direcione o consumidor para o que está sendo oferecido;
Ainda, e não menos importante:
- Opt In - Monte seu próprio mailing, jamais compre listas prontas de e-mails;
- Listas segmentadas - a maioria das anunciadas não passam de e-mails captados automaticamente, sem Opt In, estudo ou autorização;
- Pesquise - antes de contratar uma empresa e dar a ela o poder de usar seu nome, pesquise a reputação, reclamações, listas negras, etc. O Google é muito útil neste caso.