Empresas interessadas em participar da próxima rodada de avaliação do Cadastro Empresa Pró-Ética devem submeter o questionário até 14 de setembro. O pedido de adesão é voluntário e as companhias devem, primeiramente, preencher o formulário eletrônico disponível na página do Cadastro. A avaliação acontecerá na próxima reunião do Comitê Gestor do Cadastro, prevista para 4 de outubro.
O Cadastro é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Ethos com o objetivo de incentivar a adoção de políticas e ações que são reconhecidamente desejadas e necessárias para se criar um ambiente de integridade, com redução dos riscos de ocorrência de fraude e corrupção e aumento da confiança nas relações entre o setor público e privado.
Não será concedido à empresa incluída no Cadastro benefício público ou tratamento diferenciado nas relações com a Administração Pública, principalmente em licitações ou contratos.
Para ser aprovada, a organização precisa atender a 100% dos 29 artigos obrigatórios e, pelo menos, 50% dos desejáveis (18 dos 36 que integram a lista) presentes no questionário. A empresa só deve submeter o questionário após o preenchimento completo e depois da inserção dos documentos e informações que demonstrem atender os requisitos estabelecidos no regulamento.