Muito se fala na retenção de talentos, na formação de lideranças e na valorização do capital humano, mas será que os colaboradores têm mesmo a noção de seu real valor para as empresas? Durante muito tempo, as relações de trabalho foram elevadas ao nível de dependência unilateral, onde a empresa detinha todo o controle e, os profissionais que a compunham, eram meros figurantes.
Hoje, esse cenário mudou, e não é mais possível negar que a relação patrão/empregado é de interdependência. Entretanto, se por um lado muitas organizações acompanharam as mudanças organizacionais e, especialmente comportamentais, outras ainda preferem ignorar que seus profissionais são seu maior diferencial competitivo.
A importância da valorização
E se as empresas estão buscando valorizar ainda mais seus colaboradores, é importante também que estes profissionais tenham a consciência de sua importância e, de seu valor neste processo de construção e manutenção de uma organização de sucesso. Para isso, é imprescindível fazer uma autoavaliação e identificar as qualidades profissionais que o diferencia dos demais colaboradores, como também as competências que precisam ser aperfeiçoadas e desenvolvidas efetivamente.
Para saber mais sobre como identificar suas qualidades, acesse:http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/lideranca-e-motivacao/identificando-suas-qualidades-profissionais/.
A valorização das pessoas é essencial ainda para que haja engajamento, motivação, as funções sejam desempenhadas com maestria, e os resultados alcançados plenamente. Do contrário, se torna inviável exigir dentro de um ambiente que não valoriza os colaboradores, grandes feitos e empenho por parte destes.
As 3 necessidades básicas do ser humano
Além de investir no aperfeiçoamento de seus profissionais, os líderes devem ter em mente que todo ser humano tem 3 necessidades básicas, são elas;