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Cliente: ‘equipamento’ mais caro a ser monitorado pelas empresas

Se o usuário final a tecer críticas em relação à falta de agilidade do serviço oferecido, somente as ferramentas tradicionais não conseguem detectar exatamente o que está acontecendo

Fonte: Revista Incorporativa

Quase toda empresa de médio e grande porte, hoje em dia, conta com um website dinâmico, que interage com os clientes. Ainda mais quando se trata de comercializar produtos e serviços pela internet, é vital para os negócios contar com um ambiente virtual 100% controlado, que antecipe e resolva problemas antes mesmo que eles aconteçam. “A experiência do usuário final constitui a métrica mais importante a ser monitorada. Ou seja, independentemente das condições de consumo da CPU ou ainda da memória, é preciso detectar e resolver imediatamente o que pode vir a afetar a satisfação do usuário”, diz Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Data Center, em São Paulo. 

Na opinião do executivo, se o tempo de resposta do SLA (Service Level Agreement) está excedendo os limites, se mostrando lento, e levando o usuário final a tecer críticas em relação ao serviço oferecido, somente as ferramentas tradicionais não conseguem detectar exatamente o que está acontecendo. “Nestes casos, a solução ideal é mapear cada etapa dos processos de TI, permitindo detectar e solucionar o problema, prevenindo, inclusive, ocorrências semelhantes no futuro”. 

O objetivo de um serviço de monitoramento e gerenciamento do ambiente de TI em nível de excelência é blindar todos os processos da empresa, fazendo com que, além de mais seguros, possam garantir operações rápidas e à prova de falhas. “O que era realizado internamente nas empresas – exigindo investimentos sempre mais altos – está gradativamente sendo convertido para o modelo hospedado. Ou seja, o que levava muito tempo para mostrar resultados concretos agora é alcançado em questão de minutos através da otimização contínua da infraestrutura necessária e da rápida resolução de problemas”, diz Filadoro. 

Na opinião de Carlos Jara, gerente de TI do Atacadão Guarujá – empresa que vende e distribui material de construção para mais de 200 municípios no estado de São Paulo –, com o crescimento da empresa, o sistema passou a ser fundamental para as operações, a ponto de não conseguir vender nem entregar qualquer produto em caso de pane. “Depois que investimentos na implantação de uma solução de monitoramento, ganhamos mais agilidade para prever e resolver possíveis problemas. Nossos servidores são controlados 24 horas por dia. Além da tranquilidade de contar com uma equipe de apoio em tempo integral, até mesmo fora do horário comercial, a mobilidade da ferramenta de monitoramento permite que eu acesse o sistema através do celular e obtenha um status de todos os servidores sempre que eu julgar necessário.”

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