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Como liderar mudanças na sua empresa

Temos dois lados bem distintos e a empresa passa a ser vista como algoz e os empregados, como vítimas.

Autor: Sonia Helena dos SantosFonte: ExameTags: empresariais

As pequenas empresas que buscam o sucesso e a perenidade estão sempre buscando a modernização dos seus modelos de gestão, das suas estratégias, dos seus produtos e serviços. Logo, a mudança deveria ser tratada como algo natural e positivo, ser um dos valores da empresa e uma competência a ser desenvolvida unto a todos os profissionais, desde o dia da contratação.

A minha experiência como docente e como consultora tem demonstrado que, na maioria dos casos, a tensão é bastante grande nessas ocasiões. Temos dois lados bem distintos e a empresa passa a ser vista como algoz e os empregados, como vítimas.

Quando o termo consultoria é pronunciado a equipe entra em pânico: a luz vermelha acende e o clima passa a ser de total especulação. Assim, a equipe deixa de oferecer a sua energia para o negócio e passa a se preocupar quase que exclusivamente com o que vai acontecer com o emprego. Quase sempre a questão central gira em torno dos cortes de pessoal, o que nem sempre é verdade.

Dessa forma, alguns cuidados e preocupações devem ser observados: a comunicação deve ser considerada a ferramenta mais importante na condução da mudança. Isto não significa que aspectos estratégicos não possam ser preservados.

A comunicação deve ocorrer em todas as fases da mudança para prevenir a resistência e a negação. Ao mesmo tempo em que deve ser adotada para estimular o compromisso e o engajamento da equipe. O processo deve considerar também técnicas de facilitação e suporte, além de negociação e acordo.

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