Fica mais fácil concretizar algo e ter um bom desempenho no trabalho, quando todos estão caminhando na mesma direção, todas as ferramentas e os recursos necessários estão à disposição e todas as pessoas que precisamos ao nosso lado dão o apoio desejado, certo? E não podemos nos esquecer de que é uma satisfação trabalhar por meio dos outros, mesmo quando não temos autoridade direta sobre eles, concorda? Porém, nada disso acontece sem planejamento e organização.
“É fundamental compreender que, para que tudo isso se transforme em realidade no seu dia a dia, é necessário investir na capacidade de se organizar e de organizar o cenário ao seu redor”, comenta Pablo Aversa, sócio da Alliance Coaching.
Por isso, o especialista em carreira compartilha algumas dicas úteis que costuma compartilhar com seus clientes e que, embora básicas, são capazes de trazer esta habilidade à tona.
1. Crie metas e indicadores
Nada mantém os projetos dentro do cronograma e do orçamento como metas e índices. Pode acreditar. Estabeleça metas e indicadores para que, tanto você quanto os outros, possam acompanhar o progresso em relação ao cenário almejado.
2. Elabore um plano
Grande parte da desenvoltura começa com um plano. O que preciso alcançar? Qual é o prazo? De quais recursos vou precisar? Quem controla os recursos dos quais necessito: pessoas, verbas, ferramentas, materiais, apoio? Qual é a minha moeda de troca? Como posso pagar ou recompensar por esses recursos? Quem ganha se eu ganhar? Quem poderia perder? Apresente o trabalho de A a Z. Isso mesmo: de A a Z. Muitas pessoas são vistas como desorganizadas porque não escrevem as sequências ou mesmo partes do trabalho e, portanto, deixam alguma coisa passar. Também pe&cced il;a aos demais para comentar sobre a ordem e o que está faltando.
3. Corra atrás dos recursos
O que tenho de dar em troca? O que posso comprar? O que posso tomar emprestado? Pelo que preciso trocar isso? Quais as coisas das quais preciso que não posso pagar ou trocar?
4. Procure apoio compartilhando suas metas
Divida suas missões e metas com as pessoas que precisam apoiá-lo. Tente pedir a opinião delas. Quando você faz perguntas, os demais geralmente cooperam mais. Descubra como as pessoas que apoiam a sua iniciativa podem vencer ao seu lado.
5. Delegue
Concretizar projetos grandes, longos e abrangentes inclui realizar as várias tarefas que os compõem. Uma descoberta clara das pesquisas é que as pessoas que têm autonomia trabalham durante mais tempo e com mais afinco. As pessoas gostam de ter controle sobre seu trabalho, determinar como vão fazê-lo e ter a autoridade para tomar decisões. Portanto, delegue tudo o que puder junto com a correspondente autoridade. Outra descoberta clara é prestar atenção nos elos mais frágeis, que geralmente correspondem aos grupos ou elementos com os quais você menos interage, ou ainda sobre os quais tem menos controle (talvez alguém em uma localidade remota, um consultor ou mesmo um fornecedor). Mantenha contato dobrad o com es ses possíveis elos fracos.
6. Administre a complexidade
Muitas tentativas para concretizar algo envolvem a gestão de múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Se tiver um plano mestre, as coisas certamente ficarão mais fáceis. Se delegar parte do trabalho, ficarão ainda mais.
7. Gerencie os recursos limitados com eficiência
Fique de olho no orçamento. Planeje as despesas cuidadosamente. Tenha reservas, para o caso de algo inesperado acontecer. Crie uma linha do tempo para cada conta, assim pode acompanhar as despesas em andamento.
8. Fique frio
Algumas pessoas ficam aturdidas quando muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. Um plano é de grande valia nessas horas. Delegar é de grande ajuda. Metas e indicadores também. Agora, atenção: ficar frustrado quase nunca ajuda.
9. Comemore o êxito
Crie o costume de compartilhar os sucessos e as recompensas. Isso facilitará quando precisar turbinar seus talentos da próxima vez.
10. Procure ajuda em modelos de sucesso
Encontre alguém no seu ambiente de trabalho que seja bom em organizar pessoas e coisas. Observe o que ele faz. Como isso se compara à maneira que tipicamente você realiza as coisas?