Clientes
Hoje em dia o grande desafio das empresas, seja pequena ou grande, é se adequar as necessidades do nosso cliente, que estão mais exigentes. O bom atendimento é primordial e considerado uma ferramenta competitiva, sendo assim, as empresas precisa ter essa ferramenta como diferencial, sempre observando e analisando o tipo de cliente.
Tipos de Clientes
- Simpático: torna o ambiente mais descontraído, sempre sorridente e muito educado.
- Indiferente: Não demonstra emoção na hora da negociação.
- Impulsivo: É imprevisível, pode mudar de ideia a qualquer momento.
- Indeciso: A insegurança é seu principal obstáculo.
- Prático: É decisivo confiante e não gosta de rodeios.
- Negociador: Conhece o tanto na hora de negociar quanto o negociador.
Temos que ter um jogo de cintura com cada tipo de cliente, conhecer suas necessidades e suas expectativas em relação ao produto ou o serviço que ele deseja. Saber identificar o perfil de cada um, facilitando assim a análise para aproximá-los com a estratégia na negociação.
Negociação
Saber negociar é uma habilidade essencial para o empreendedor e seus colaboradores, que deseja ver a empresa crescer. A negociação é uma ferramenta estratégica de gerenciamento empresarial, onde nenhum lado quer sair perdendo, e para não perder clientes, devemos saber negociar, seja na hora da compra ou em adquirir um serviço (preço), no momento de troca de produto ou reclamações de serviço, o importante é deixá-los satisfeitos para termos a maior probabilidade de repetir uma negociação. Clientes insatisfeitos atuam de forma negativa nos processos da organização, ao invés de falar bem da empresa, á indicam negativamente.
Assim, um excelente atendimento começa pelo conhecimento que o colaborador tem do produto, o mesmo deve possuir habilidades para saber como lidar com todos os tipos de clientes, com certeza ficará muito mais fácil de negociar, manter os clientes e aumentar as vendas.