Todos nós temos medo de alguma coisa nessa vida, não é verdade? Independentemente da profissão que desempenhamos. Por exemplo: em uma partida de futebol, o jogador que joga no ataque, tem medo de perder o chamado “gol feito”, que é aquele gol “que está fácil de fazer” (seja porque ele está sem marcação, ou, seja porque ele está sozinho contra o goleiro adversário, etc.), pois, se ele perder, sabe que a torcida irá vaiá-lo, a imprensa irá criticá-lo, e os próprios companheiros de time irão pressioná-lo, enfim, ele será cobrado por aquele lance fácil que ele não conseguiu executar. E, assim como acontece no futebol, ou, em outro ramo de atividade, o medo sempre existiu, existe e sempre existirá, haja vista que faz parte do ser humano amedrontar-se com certas situações.
Seguindo o raciocínio acima, gostaria de dizer que sei perfeitamente qual é o maior medo do empresário, e não é outro senão a perda de seus clientes.
O cliente é a fonte de energia de qualquer empresa, sendo assim, o empresário possui uma meta a cumprir para resto de sua vida, a saber: Manter o cliente fiel a sua organização.
Porque estou perdendo clientes?
Alguns erros que fazem uma organização perder seus clientes:
· Ameaça de novos concorrentes: Sabemos que o cliente gosta de novidades. Sendo assim, quando surge uma nova loja, por exemplo, com um layout moderno, atendimento personalizado, produtos inovadores e possuindo um marketing estratégico agressivo e inteligente, as empresas devem tomar cuidado com esse novo concorrente, principalmente se a empresa for de pouco poder de inovação, haja vista, que o cliente é movido por novidades.
· Preço: O cliente pesquisa constantemente e avalia o preço de um produto, comparando uma empresa com a outra. Algumas empresas perdem seus clientes simplesmente pelo fato de fazerem questão de alguns centavos a mais, negligenciando o poder de compra que o cliente possui.
· Colaboradores incompetentes: Algo inadmissível em nosso cotidiano, é quando adentramos em uma loja para comprarmos um produto e nos deparamos com um vendedor despreparado para nos atender de forma minimamente competente. Sendo assim, cabe à organização preparar seus cooperadores, de modo que eles sejam eficientes e eficazes no atendimento ao cliente.
· Qualidade do produto: Vou compartilhar uma experiência com vocês: Eu particularmente gosto muito de doces, sendo assim, sempre que vou à padaria, procuro comprar alguns de fabricação caseira (meus preferidos). Esses dias fui comprar um brigadeiro (que já estou acostumado a comprar, de um certo fabricante) e notei que ele não estava no padrão que eu estava acostumado, ou seja, ele não estava com um sabor muito bom. Sendo assim, fiquei insatisfeito com o produto e na próxima vez, pensarei duas vezes antes de comprar doces desse fabricante que me decepcionou por não manter o padrão de qualidade em seus produtos.
· Falta de ouvir o cliente: Críticas são fundamentais para qualquer empresário enxergar os erros que existem em sua organização e tomar as medidas corretivas para eliminá-los.
· Demora na resolução de problemas do cliente: Existem algumas empresas que são extremamente negligentes com relação aos problemas que os clientes enfrentam. É aquela coisa: no momento da venda, aparecem 10 vendedores bem humorados para atender o cliente, já, na hora da troca de um produto, ou, no momento de resolver um problema que o cliente tem…
· Falta de criatividade e inovação: A criatividade e inovação são fundamentais para manter o cliente fiel à organização, haja vista, que o cliente valoriza as novas tendências do mercado. A empresa que não possui esses requisitos está fadada ao fracasso.
· Ausência de um diferencial: A competitividade entre as empresas é acirrada, sendo assim, para que uma empresa se destaque com relação à outra, é fundamental que ela tenha um diferencial.
· Zona de conforto: Infelizmente após atingir um determinado patamar, algumas empresas tem a tendência natural de se acomodar, em outras palavras, pensam que já atingiram o topo e ninguém possui o poder de retirá-las dele. No entanto, essas empresas se esquecem de um princípio básico que é: “Chegar ao topo é difícil, mas, mais difícil ainda é manter-se nele”.
Vendedores amadores: especialistas em espantar clientes
A maioria dos clientes que não retornam aos estabelecimentos, tomam essa atitude pelo simples fato de não terem gostado do atendimento do vendedor.
Listei alguns atributos negativos que o mau vendedor possui, segue:
Para finalizar, digo que todo o profissional de alto nível deve examinar a si mesmo, buscando encontrar os pontos fracos para que eles possam ser reduzidos e/ou eliminados, de modo a aumentarmos nossas competências para podermos alcançar nossos objetivos com mais facilidade.
Criatividade: a fórmula do sucesso
“A curiosidade é irmã gêmea univitelina da criatividade” Pablo de Paula Bravin
Nesse cenário competitivo, dinâmico e imprevisível em que estamos inseridos, as empresas são obrigadas a se reinventarem constantemente para atenderem os clientes de forma eficiente e eficaz.
A criatividade é o grande instrumento que as empresas possuem para encantar os clientes e mantê-los fiéis a organização.
Criar não é uma tarefa simples, haja vista, que é preciso persistência, conhecimento, curiosidade, paixão e sonho para que uma hipótese se transforme em uma realidade.
Uma das técnicas para a geração de ideias inovadoras é o Brainstorming, que consiste em reunir as ideias que cada um colaborador possui, de modo a atingir o máximo de alternativas possíveis com relação à geração de ideias inteligentes e criativas para a organização.
Evidentemente a cultura organizacional deve ser democrática, para que os colaboradores tenham autonomia para “pensar” na organização, em outras palavras, o colaborador deve ser incentivado a criar e inovar dentro da organização, não temendo os eventuais erros que naturalmente irão ocorrer (como uma decisão errada, por exemplo!)
Para que uma organização seja criativa, ela necessita, dentre outras coisas:
Atingir a excelência é o grande objetivo das organizações do Brasil e do mundo, e a criatividade é, sem dúvidas, um dos grandes pilares para a consecução desse objetivo proposto.
Ética empresarial: a nobreza da organização
A ética é fundamental para a sociedade manter o equilíbrio necessário e para que as relações entre as pessoas sejam harmoniosas. As atitudes dos seres humanos sempre serão julgadas como sendo boas ou más para a comunidade em si. A moralidade do agir humano sempre deve privilegiar a virtude e a razão, para que assim, possamos conviver em uma sociedade mais justa e digna.
As organizações precisam ter um comportamento ético em todos os seus relacionamentos (clientes, fornecedores, colaboradores, governo, etc.) para que assim ela possa obter lucro, sem prejudicar a sociedade em geral.
Fazer com que a sociedade melhore constantemente é, sem dúvidas, uma das principais metas que as organizações devem cumprir, fazendo com que a comunidade e seus cidadãos adotem e pratiquem os conceitos éticos. Uma empresa ética possui ótima reputação no mercado, sendo respeitada e admirada por todos ao seu redor, possuindo facilidades para conquistar seus stakeholders.
Para ter um comportamento ético, a empresa deve:
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