Hélio Contabilidade

Notícias

5 atitudes simples que podem aumentar a sua inteligência emocional

Estar mais consciente de seus sentimentos e ouvir mais são algumas dicas que podem ser incorporadas no dia a dia

A inteligência emocional é uma habilidade importante no mercado de trabalho. E o caminho para desenvolvê-la pode começar a ser trilhado a partir de atitudes simples incluídas na rotina.

Em artigo para a Fast Company, Harvey Deutschendorf, especialista em inteligência emocional, afirma que, embora qualquer mudança possa envolver comprometimento por um longo período, ações simples podem dar resultados imediatos. Essas iniciativas o ajudam a se sentir menos sobrecarregado e mais bem-sucedido no trabalho.

O autor elencou 5 maneiras de aumentar a inteligência emocional todos os dias, incluindo aspectos como ouvir mais e saber dar uma pausa antes de agir. Confira, abaixo:

1. Torne-se mais consciente de seus sentimentos
Para muitas pessoas, os sentimentos ficam no segundo plano. Para combater isso, verifique ativamente como está se sentindo algumas vezes por dia. Você também pode separar um momento para usar palavras que descrevam seu estado emocional. Essa prática ajuda a aumentar a consciência de seus sentimentos e te dá mais controle. Como a inteligência emocional é uma questão de gerenciamento de sentimentos, tornar-se consciente deles é um primeiro passo crucial.

2. Ouça mais
Ter inteligência emocional é construir conexões mais fortes com os outros. E você pode fazer isso se tornando um ouvinte melhor. Na próxima vez em que estiver conversando com um colega de trabalho, em vez de ficar pensando em como vai responder, se esforce para se concentrar no que ele ou ela está te dizendo. Repita com suas próprias palavras e faça perguntas. As pessoas estão tão acostumadas a não serem ouvidas que você ganhará o respeito delas simplesmente por escutar — mesmo que vocês não concordem.

3. Evite monólogos
Todos já passamos pela situação de estar conversando com uma pessoa que fala sobre algo que interessa apenas a ela mesma, como o que sonhou na noite anterior.

Quando conversar com alguém, pergunte-se se o tópico vai ser do interesse do interlocutor. Melhor do que isso, reserve tempo para perguntar sobre a vida dele. Na maioria dos casos, as pessoas gostam de falar de si mesmas. Tente se lembrar de coisas que são importantes para a pessoa e inclua na conversa na próxima vez que a encontrar. Fazer isso criará o sentimento de que ela é importante para você, o que o ajudará a criar conexões mais profundas.

4. Faça uma breve pausa quando necessário
Todos sentimos emoções poderosas em algum momento. Contudo, no caso da raiva, expressá-la de imediato pode nos colocar em problemas. Emoções poderosas vão diminuir rapidamente se você não agir sobre elas e esperar alguns segundos para se acalmar. Pode ser contando até 10 ou cantarolando uma música. Encontre algo que funcione para você e pratique quando sentir a raiva aumentando. Isso pode evitar que você faça ou diga algo de que pode se arrepender depois.

5. Revise o seu dia
Antes de dormir, examine brevemente as interações que teve no dia. Considere o que deu certo e o que poderia ter sido melhor. Se você tentou algo diferente e funcionou, aproveite o sentimento de saber que você está no comando de seus sentimentos e ações. Se algo não deu certo, pense como poderia ter lidado de maneira diferente com a situação. Tente outra coisa da próxima vez. Você também pode escolher um aspecto e trabalhar nelae. Lembre-se de que qualquer progresso é uma vitória e vai te manter na direção certa.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar