Atualmente 5.532 empresas já emitem a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) no Pará. De abril de 2008 até 10 de novembro deste ano foram emitidas 6.585.875 notas fiscais eletrônicas no Estado. A emissão de Notas Fiscais no Pará começou em abril de 2008, em substituição aos modelos 1 e 1-A. O projeto Nota Fiscal Eletrônica é nacional, e prevê a adesão progressiva dos segmentos.
Em 2010 haverá quatro datas de ingresso no sistema: abril, julho e setembro, para as empresas do ramo de indústria e do comércio atacadista. Janeiro de 2012 será a data de início de emissão de NFe para as empresas fornecedoras dos órgãos públicos e outras empresas localizadas fora do Estado, que só poderão fazer vendas utilizando a NFe, independente das atividades exercidas. A idéia é incluir os segmentos que tem maior relevância para a arrecadação.
Atualmente as empresas obrigadas a emissão de NFe são fabricantes distribuidores e atacadistas de cigarros, produtores, formuladores, importadores e distribuidores de combustíveis líquidos; atividades de moagem e fabricação de trigo; produtores e atacadistas de café; fabricantes de óleos vegetais; fabricantes e atacadistas de laticínios; setor de madeireiras; atacadistas de produtos alimentícios em geral; fabricantes de tratores, peças e acessórios; concessionárias de veículos novos; fabricantes de alimentos para animais e fabricantes de papel, entre outros.
Além da economia de papel, a nota eletrônica agiliza a verificação nos postos fiscais. Todos os procedimentos necessários para aderir à NF-e estão no site da Sefa (www.sefa.pa.gov.br) Em caso de dúvida, fale com o atendimento telefônico da Sefa, 0800.725.5533 .
Como funciona